segunda-feira, 11 de abril de 2011

Bolo Colorido

Olá!!!

Na semana passada foi o aniversário de uma amiga querida e resolvi fazer uma surpresinha junto com colegas da escola onde trabalhamos. Como estaríamos todos juntos na festinha de aniversário da netinha de uma das colegas de trabalho, aproveitamos para cantar parabéns para Gisele com esse bolinho super colorido. Vi uma receita na net de Bolo Arco Íris, fiz algumas adaptações na receita e esse foi o resultado.

O bolo ficou delicioso!!! E juro que comi um pedaço pequeno, afinal, minha dieta está apenas começando.
Vamos a receita?!


Bolo Colorido da Dani

Ingredientes

Para Massa
  • 3 ovos
  • 140g de margarina
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo peneiradas
  • Aproximadamente 1 xícara de leite
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 colher de fermento
  • Corantes comestíveis em gel (azul, verde, amarelo, vermelho, laranja, lilás)

Recheio
Doce de leite ou o recheio de sua preferência (fica muito bom com brigadeiro)

Cobertura
1 lata de creme de leite sem soro
2 barras de chocolate ao leite


Modo de Preparo

Bata os três primeiros ingredientes na batedeira por uns 4 minutos ou até que esteja bem homogêneo. Acrescente a farinha de trigo e o leite aos pouquinhos. A massa não deve ficar muito mole. Bata por uns 3 minutos. Adicione a essência e por último o fermento batendo rapidamente, apenas para misturá-lo a massa.

Separe 6 potinhos e divida a massa. Em cada potinho adicione um pouquinho do corante, uma cor em cada potinho, misturando a massa. Numa forma circular de aproximadamente 20cm de diâmetro, previamente untada, vá adicionando a massa em camadas, sempre depositando no centro da forma, uma em cima da outra. Vão formar cores em círculos. Dê umas batidinhas no tabuleiro de leve apenas para a massa se distribuir igualmente na forma. Leve ao forno 180° por mais ou menos 30 minutos.

Após retirar o bolo do forno, deixei esfriar e partir os dois ao meio para rechear. Reguei com um pouquinho de guaraná cada disco para ficar mais molhadinho, mas é opcional. O bolo ficou bem fofinho, nem precisava. Após rechear, retirei as rebarbas, aquelas bordinhas que ficam mais durinhas.

Para a cobertura, derreti o chocolate no microondas e adicionei o creme de leite sem soro. Fui passando no bolo sem me preocupar em ficar lisinho.

 A Gisele adorou o bolo e os amigos também aprovaram. Espero que gostem da receita! Da proxima vez que eu fizer vou fotografar o passo-a-passo.
  


Beijos e uma ótima semana para tod@s
Dani

                      
         Observação: essa massa deu para duas formas de 20 centímetros de diâmetro.
Se quiser um bolo mais baixinho, pode usar apenas uma forma um pouquinho maior.