segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cupcakes de Páscoa


Eu sei que a Páscoa já passou, mas na correria não consegui atualizar o blog com as produções para a data. De qualquer forma, as receitinhas podem ser usadas em várias ocasiões. Daí é só jogar um granuladinho colorido e pronto, lá está um cupcake fofo e delicioso!

O cupcake de cenoura fiz a pedido de uma amiga que realizou uma festa de Páscoa em seu aniversário. Deliciosa por sinal! Usei uma receita básica de bolo de cenoura e fiz ganache para cobertura. O coelhinho fiz no compuator, recortei e colei num palitinho. Ainda não consigo fazer aquelas super decorações com bicos, mas estou treinando e vou chegar lá! rsrs

A receita do cupcake de chocolate é criação minha. Um dia estava louca para comer um bolo de chocolate e fui pegando o que havia em casa, um restinho de cacau em pó, um restinho de canela, um restinho de farinha... e não é que ficou bom?! Usei a mesma receita para os cupcakes que dei de presente para amigas muito queridas num encontro que fizemos durante o feriado de Páscoa. E vamos a receita!!!


CUPCAKE DE CHOCOLATE

Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de cacau em pó
1/2 de Ovomaltine
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 ovo
60 gramas de margarina
1 xícara de açúcar
1 xícara de leite (aproximadamente)

Bata no liquidificador o ovo, a margarina, Acrescente a farinha de trigo, o cacau em pó, o ovomaltine e bata até ficar homogênio. Acrescente o fermento e a canela e bata apenas para misturar os últimos ingredientes, bem rapidinho. Coloque as massinha nas forminhas, mais ou menos 2/3 da forminha. Leve ao forno pré aquecido a 180° (de médio a baixo) por aproximadamente 25 minutinho. Esse tempo pode variar de acordo com cada forno.

Cobertura
1 barra de chocolate ao leite
1 barra de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite sem soro

Derreta o chocolate (no microondas ou em banho maria). Acrescente o creme de leite e mexa. Passe nos cupcakes já frios com o auxílio de uma colher fazendo movimentos circulares ou use um saco de confeitar.

Rendimento: 12 cupcakes.

Dica: Para quem ainda não se aventurou na mania dos cupcakes, a mesma receita pode ser usada numa forma de bolo inglês. Eu já fiz e usei a mesma cobertura. O maridão aprovou!

Grande beijo
Dani